MPRS recebe presidência da FAMURS
Encontro realizado na tarde desta quinta-feira, 24 de julho, marcou a visita oficial da nova Presidência da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) ao Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). A comitiva, liderada pela presidente, prefeita Adriane Perin de Oliveira, de Nonoai, foi recebida pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, que estava acompanhado pela subprocuradora-geral para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios, pelo subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica, João Cláudio Pizzato Sidou, e pelo secretário-geral do MPRS, João Ricardo Santos Tavares.
Na ocasião, a presidente da FAMURS elencou os desafios dos municípios gaúchos e destacou ter percorrido mais de 4 mil quilômetros para entender as demandas de cada localidade. A presidente destacou ainda a situação fiscal das prefeituras gaúchas, em especial com a discussão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023 (que abre novo prazo de parcelamento especial de débitos dos municípios com seus Regimes Próprios de Previdência), que deve ser votada em agosto, e também sobre a importância da parceria com outras instituições como o MPRS.
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, por sua vez, destacou a total disponibilidade de colocar a instituição como parceira dos municípios e reforçou a necessidade de entender as diferenças regionais para, a partir disso, traçar metas mais assertivas de desenvolvimento.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
No encontro, o MPRS apresentou a Inteligência Artificial que já começou a ser utilizada pela instituição. A expertise já desenvolvida pelo MPRS na área chamou a atenção da FAMURS, que tem como um dos desafios atuais a aplicação desta ferramenta junto aos municípios integrantes da federação.